ANÁLISES, TEXTOS RELACIONADOS AO MUNDO DAS PESQUISAS E PRINCIPAIS TRABALHOS REALIZADOS.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

PROJETO: “TRABALHO INFANTO-JUVENIL NO MUNICÍPIO DE HORTOLÂNDIA”.


Hortolândia: Mesmo com o desenvolvimento dos 
últimos anos,o trabalho infantil persiste e
 ainda é um desafio para ogoverno municipal.


A pesquisa buscou traçar um panorama do trabalho infantil contextualizado a partir do Brasil e da Região Metropolitana de São Paulo focando no Município de Hortolândia.

Foi traçado o perfil sócio econômico das famílias que fazem parte da rede de proteção social do Município de Hortolândia e que são atendidas pelo Programa Bolsa Família, levando em consideração a renda mensal e a condição de vida que leva crianças e adolescentes ao trabalho infantil, como forma buscar o sustento de suas necessidades de consumo e também completar a renda familiar.

Também foram avaliadas as condições de moradias destas famílias.

A questão central da pesquisa é entender o trabalho infantil em Hortolândia, quais os tipos e
as características desses trabalhadores infantis através da condição de vida destas crianças, principalmente em relação ao trabalho que elas erradamente são submetidas.Qual o tipo de trabalho e as horas trabalhadas por elas.

Foram entrevistadas 182 crianças e adolescentes, na faixa etária de cinco a quinze anos e 80 famílias de Janeiro a Dezembro de 2012.

PRINCIPAIS PESQUISAS QUE FLÁVIO LUIZ SARTORI, DIRETOR DE PROJETOS DA NOVA MARKETING PESQUISA MERCADO E OPINIÃO PARTICIPOU NO PERÍODO DE 2007 A 2011.


Planejamento e Gerenciamento em Campinas do trabalho de campo e gerenciamento das equipes da Pesquisa Censo Nacional com os moradores de rua realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social de 2007 a 2008 realizada nos 60 maiores municípios do Brasil.


Cenas de moradores de rua na região do centro 
de Campinas.No censo 2007/2008 foram 
contados 1037 moradores de rua em Campinas.


Planejamento e Gerenciamento em Campinas e Piracicaba do trabalho de campo e das equipes da Pesquisa Censo Nacional com as Crianças Adolescentes em Situação de Rua da Secretaria Nacional de Direitos Humanos de 2009 a 2010 também realizada nos 60 maiores municípios do Brasil.

 Em Campinas e Piracicaba ex crianças adolescentes 
em situação de rua foram treinadas e participaram do 
trabalho de campo da pesquisa censo.


Planejamento e Gerenciamento da primeira fase do trabalho de campo e das equipes da Pesquisa Quantitativa e Qualitativa com os funcionários da EMBRAPA em 2011. 


Flávio Luiz Sartori