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quarta-feira, 4 de setembro de 2013

AUMENTA A DEMANDA POR PRODUTOS E SERVIÇOS ORIENTADOS AO CONSUMIDOR COM MAIS DE 60 ANOS EM VIRTUDE DO ENVELHECIMENTO POPULACIONAL.


Mudanças no Perfil do Consumo no Brasil:  Principais Tendências nos Próximos 20 Anos. Segunda Parte. 

Direto do site Macroplan

Idosos: longevidade com qualidade de vida.

A população brasileira está crescendo e envelhecendo. As estatísticas do Censo 2000, do IBGE, apontam que houve um acréscimo de 17,8% no número de brasileiros com mais de 60 anos, em relação ao Censo de 1991. Em 1991, o Brasil tinha 10,7 milhões de idosos e passou a ter, em 2000, cerca de 14,6 milhões. Já, em 2004, esse número chegou a 17,6 milhões e, em 2008, viviam no Brasil 21 milhões de pessoas com idade acima de 60 anos.

Em 2020, o grupo de idosos já será de quase 30 milhões, segundo o IBGE.

Este crescimento não foi apenas em números absolutos, mas também percentualmente sobre o total da população brasileira, saltando de 7,3% em 1991 para 8,6% em 2000, chegando a 9,7% em 2004, atingindo 11,1 % em 2008. Por exemplo, o Rio de Janeiro é o estado com o maior percentual de residentes com idade superior a 60 anos: 14,9% de sua população total (gráfico 3). Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), são cerca de 1,5 milhão de pessoas acima dos 60 anos de idade.

Por trás deste movimento encontra-se o expressivo aumento da longevidade da
população brasileira. Em apenas 24 anos (1980-2004), a expectativa de vida ao nascer
aumentou em nove anos. A média de vida passou de 62,2 anos em 1980 para 71,7 anos em 2004, e 72,9 em 2008.
Complementarmente, a renda mensal dessa faixa etária tem crescido significativamente.

Estima-se que o rendimento dos idosos passará de 16 bilhões de reais em 2006 para 25 bilhões de reais em 2020.
Nesse sentido, o envelhecimento populacional trará impactos significativos para
diversos setores dado que esta faixa da população possui demandas próprias, muitos ainda têm vida economicamente ativa e estão preocupados em viver mais e melhor. 

Todo bem ou serviço que possa contribuir para uma melhor qualidade de vida dessas pessoas têm um mercado potencial bastante elevado. Um exemplo vem do setor de complexos vitamínicos. O segmento de vitaminas geriátricas é um dos que apresenta maior crescimento no ramo farmacêutico, tendo registrado uma taxa de 127% de expansão entre 2003 e 2007, saltando de 15% para 23% de participação no total de consumo de vitaminas no Brasil.



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