Direto do site Macroplan
Nos próximos 20 anos, as empresas irão se defrontar com mudanças no perfil de consumo de seus potenciais clientes. Diversos fatores estruturais, como o envelhecimento populacional, a valorização da qualidade de vida, o consumo precoce e o aumento do poder de consumo das classes de baixa renda serão responsáveis pelo ingresso de novos consumidores que, adicionalmente, se mostrarão cada vez mais exigentes e responsáveis do ponto de vista socioambiental. As tendências destacadas a seguir tratam dessa variedade de transformações no comportamento do consumidor, implicando a necessidade de maior segmentação do mercado e de diferenciação de produtos e serviços.
As pessoas com mais de 60 anos se tornarão
cada vez mais numerosas em virtude
do envelhecimento populacional.
Tendências de Consumo
1. Consumo exigente: maior exigência por produtos e serviços de qualidade, incluindo a valorização crescente da certificação e da rastreabilidade;
2. Consumo +60: aumento da demanda por produtos e serviços orientados ao consumidor com mais de 60 anos em virtude do envelhecimento populacional;
3. Consumo saudável: valorização da saúde nas decisões de consumo e aumento da demanda por produtos e serviços orientados a uma vida saudável;
4. Consumo responsável: aumento da conscientização sócio-ambiental do consumidor e intensificação das exigências éticas e de eficiência no processo produtivo;
5. Consumo de baixa renda: ingresso de novos consumidores à economia de mercado e aumento da demanda por bens de consumo popular pelas classes de baixa renda (C, D e E);
6. Consumo precoce: aumento do poder de decisão de compra exercido pelas crianças e adolescentes sobre o consumo familiar;
7. Consumo online: aumento das transações comerciais utilizando a Internet;
8. Consumo prático: aumento da demanda por produtos e serviços de elevada praticidade e que contribuam para a otimização do tempo;
9. Consumo em nichos: aumento da procura por serviços e produtos direcionados a mercados (públicos) específicos (portadores de necessidades especiais, GLS e afrodescendentes, entre outros).
A população está cada vez mais consciente e exigente de seus direitos. Selos de
certificação e de garantia nos produtos já são requisitos indispensáveis para responder às
crescentes exigências de qualidade presente nos mercados doméstico e internacional
(gráficos 1 e 2). Da mesma forma, os serviços disponibilizados também deverão
corresponder às expectativas dos consumidores, principalmente no que se refere aos
critérios de conforto e rapidez.
Diante de um consumidor que se mostrará cada vez mais exigente nos próximos anos,
terá valor crescente a rastreabilidade de produtos e processos produtivos. Isto permitirá
não somente adequá-los às normas de qualidade e aos requisitos de aparência,
funcionalidade e facilidade de manutenção exigidos pelo consumidor, como garantirá
também o acesso à informação em tempo real da história, aplicação, localização e os
processos aos quais o produto está relacionado.
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