ANÁLISES, TEXTOS RELACIONADOS AO MUNDO DAS PESQUISAS E PRINCIPAIS TRABALHOS REALIZADOS.

sábado, 4 de maio de 2013

PESQUISAS DE OPINIÃO QUE PREVIRAM MUDANÇAS NO RUMO DA HISTÓRIA.


Direto do wikipedia:

GALLUP ACERTOU O RESULTADO COM VITÓRIA DE FRANKLIN D. ROOSEVELT EM 1936 CONTRA A PREVISÃO DO LITERARY DIGEST.


O Democrata Franklin Delano Roosevelt venceu
a eleição presidencial americana em 1936 em 46
estados, enquanto seu adversário, o Republicano
Alf Landon, que liderava as previsões do Literary Digest
venceu em apenas dois estados.


Em 1916, o Literary Digest deu início a uma pesquisa nacional (em parte como um exercício de alavancagem de vendas) e predisse corretamente a eleição de Woodrow Wilson como presidente. Postando milhões de postais e contando os que retornaram, o Digest previu os vencedores das quatro eleições presidenciais seguintes.

Em 1936, todavia, o Digest teve uma surpresa desagradável. Seus 2,3 milhões de "eleitores" constituíam uma vasta amostra; contudo, eram geralmente pessoas mais abonadas que tendiam a ser simpatizantes do Partido Republicano. O Literary Digest nada fez para corrigir esse viés. Na semana anterior à eleição, informaram que Alf Landon era muitíssimo mais popular do que Franklin D. Roosevelt. Na mesma época, George Gallup efetuou uma pesquisa muito menor, porém com base científica maior, na qual pesquisou uma amostra demograficamente representativa. Gallup predisse corretamente a esmagadora vitória de Roosevelt. A Literary Digest rapidamente fechou as portas, enquanto a indústria das pesquisas de opinião levantou vôo.



EM 1945 O GALLUP ACERTOU NOVAMENTE E PREVIU A VITÓRIA DO PARTIDO TRABALHISTA NA INGLATERRA CONTRA TODAS AS PREVISÕES QUE APONTAVAM VITÓRIA DO CONSERVADOR E APARENTEMENTE IMBATÍVEL WINSTON CHURCHILL.

Winston Chuchill nem mesmo sua atuação
como Primeiro Ministro durante a Segunda
Guerra Mundial pôde garantir sua vitória em 1945.

Gallup inaugurou uma filial no Reino Unido, onde previu corretamente a vitória do Partido Trabalhista na eleição geral de 1945, em contraste com a opinião de praticamente todos os outros analistas políticos, que esperavam uma vitória fácil do Partido Conservador, liderado por Winston Churchill.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário