ANÁLISES, TEXTOS RELACIONADOS AO MUNDO DAS PESQUISAS E PRINCIPAIS TRABALHOS REALIZADOS.

domingo, 1 de setembro de 2013

CONSUMO EXIGENTE: MAIOR EXIGÊNCIA POR PRODUTOS E SERVIÇOS DE QUALIDADE, INCLUINDO A VALORIZAÇÃO CRESCENTE DA CERTIFICAÇÃO E DA RASTREABILIDADE (ONDE ENCONTRAR UM PRODUTO).

Mudanças no Perfil do Consumo no Brasil:  Principais Tendências nos Próximos 20 Anos. Primeira parte. 

Direto do site Macroplan


Nos próximos 20 anos, as empresas irão se defrontar com mudanças no perfil de consumo de seus potenciais clientes. Diversos fatores estruturais, como o envelhecimento populacional, a valorização da qualidade de vida, o consumo precoce e o aumento do poder de consumo das classes de baixa renda serão responsáveis pelo ingresso de novos consumidores que, adicionalmente, se mostrarão cada vez mais exigentes e responsáveis do ponto de vista socioambiental. As tendências destacadas a seguir tratam dessa variedade de transformações no comportamento do consumidor, implicando a necessidade de maior segmentação do mercado e de diferenciação de produtos e serviços.

As pessoas com mais de 60 anos se tornarão 
cada vez mais numerosas em virtude 
do envelhecimento populacional.


Tendências de Consumo

1. Consumo exigente: maior exigência por produtos e serviços de qualidade, incluindo a valorização crescente da certificação e da rastreabilidade;

2. Consumo +60: aumento da demanda por produtos e serviços orientados ao consumidor com mais de 60 anos em virtude do envelhecimento populacional;

3. Consumo saudável: valorização da saúde nas decisões de consumo e aumento da demanda por produtos e serviços orientados a uma vida saudável;

4. Consumo responsável: aumento da conscientização sócio-ambiental do consumidor e intensificação das exigências éticas e de eficiência no processo produtivo;

5. Consumo de baixa renda: ingresso de novos consumidores à economia de mercado e aumento da demanda por bens de consumo popular pelas classes de baixa renda (C, D e E);

6. Consumo precoce: aumento do poder de decisão de compra exercido pelas crianças e adolescentes sobre o consumo familiar;

7. Consumo online: aumento das transações comerciais utilizando a Internet;
8. Consumo prático: aumento da demanda por produtos e serviços de elevada praticidade e que contribuam para a otimização do tempo;


9. Consumo em nichos: aumento da procura por serviços e produtos direcionados a mercados (públicos) específicos (portadores de necessidades especiais, GLS e afrodescendentes, entre outros).

A população está cada vez mais consciente e exigente de seus direitos. Selos de
certificação e de garantia nos produtos já são requisitos indispensáveis para responder às
crescentes exigências de qualidade presente nos mercados doméstico e internacional
(gráficos 1 e 2). Da mesma forma, os serviços disponibilizados também deverão
corresponder às expectativas dos consumidores, principalmente no que se refere aos
critérios de conforto e rapidez.

Diante de um consumidor que se mostrará cada vez mais exigente nos próximos anos,
terá valor crescente a rastreabilidade de produtos e processos produtivos. Isto permitirá
não somente adequá-los às normas de qualidade e aos requisitos de aparência,
funcionalidade e facilidade de manutenção exigidos pelo consumidor, como garantirá
também o acesso à informação em tempo real da história, aplicação, localização e os

processos aos quais o produto está relacionado.




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