ANÁLISES, TEXTOS RELACIONADOS AO MUNDO DAS PESQUISAS E PRINCIPAIS TRABALHOS REALIZADOS.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

CONSUMO RESPONSÁVEL: AUMENTO DA CONSCIENTIZAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL DO CONSUMIDOR E IDENTIFICAÇÃO DAS EXIGÊNCIAS NO PROCESSO PRODUTIVO.


Mudanças no Perfil do Consumo no Brasil:  Principais Tendências nos Próximos 20 Anos. Quarta Parte. 

Direto do site Macroplan.


Um número cada vez maior de brasileiros questiona
a origem do que consomem.

O consumidor brasileiro tem se mostrado cada vez mais preocupado com a aquisição e o uso de produtos e serviços sócio-ambientalmente sustentáveis. De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Akatu em 2007, um terço dos consumidores considera a responsabilidade sócio-ambiental das empresas na hora de escolher de quem vai comprar.

Além disso, diversas leis de regulação ambiental têm sido criadas e estão colaborando para tornar a conscientização um aspecto mais palpável para a sociedade. Dentre os diversos aspectos ambientais considerados pelo consumidor, destacam-se: a poluição (durante o processo produtivo), o consumo ou a disposição final, a sustentabilidade das matérias-primas e a ética social.


Nesse contexto, o consumidor desejará obter cada vez mais informações sobre os produtos oferecidos, desde a aquisição de matérias-primas, passando pelo processo de fabricação, até o destino final. Conhecer a composição, as condições de processamento e transporte e os fabricantes dos componentes do produto são alguns exemplos de informação que serão exigidas. Para isso, serão cada vez mais demandados o acompanhamento e o monitoramento dos produtos, serviços e respectivos processos produtivos, que deverão ser feitos de forma mais rigorosa, visando ao aumento da credibilidade dos fornecedores para com os clientes (gráfico 5).

O crescimento do número de certificações atesta o compromisso com 
qualidade do que esta sendo produzido no Brasil.




2 comentários:

  1. Boa tarde.
    Simples, mas o desenho de humor retrata uma grande verdade, pois, se entra muito dinheiro hoje no bolso, não importa o que acontecerá amanhã. Inseri o seu humor em minha página dasgracas.com. Parabéns pela excelente página. Obrigado pela permissão. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde.
    Simples, mas o desenho de humor retrata uma grande verdade, pois, se entra muito dinheiro hoje no bolso, não importa o que acontecerá amanhã. Inseri o seu humor em minha página dasgracas.com. Obrigado pela permissão. Gostaria que vocês visitassem ao meu blog. Parabéns pela excelente página trabalhada por vocês. Abraços.

    ResponderExcluir